sábado, 1 de março de 2014

Conheça a ELETROQUIMIOTERAPIA

A eletroquimioterapia é um procedimento onde se associam as ações da corrente elétrica e do quimioterápico com a finalidade de tratar áreas acometidas por determinadas neoplasias. 

Pulsos elétricos de alta voltagem de curta duração promovem a abertura das membranas das células envolvidas, o que favorece o acesso de substâncias que estejam próximas para seu interior, procedimento conhecido como eletroporação. Na eletroquimioterapia, o quimioterápico tem sua ação potencializada pois o acesso ao interior das células doentes é facilitado, o que determina a morte celular.

Muitas vezes o tratamento cirúrgico para  tumores se baseia em uma cirurgia mutilante. Contudo esse tratamento radical pode ser evitado ou minimizado sob uso da eletroquimioterapia.

Algumas neoplasias são sensíveis a eletroquimioterapia incluindo: Carcinoma espinocelular de orelha e focinho (felinos e caninos), adenocarcinomas perineais, melanomas (oral, conjuntival e cutâneo), mastocitomas, plasmocitomas, épulis e TVT (tumor venéreo transmissível). Esses são os tipos histopatológicos que melhor respondem a eletroquimioterapia.

A técnica:

"O paciente deve estar sob anestesia geral. O tumor é então melhor avaliado, delimitado e mensurado. O quimioterápico de escolha é aplicado por via intra-tumoral ou por via venosa, se o tumor for ulcerativo, na dependência de sua classificação patológica, tamanho e estadiamento. Na seqüência, a neoplasia é submetida à eletroporação pela aplicação de pulsos elétricos, em frações de segundos, por meio de caneta com agulhas que são aplicadas sobre o tumor. Como o tratamento é localizado, o eletrodo é deslocado e eletroporado até cobrir toda sua extensão. Esse procedimento é feito em poucos minutos.
O sangramento é mínimo e auto limitante pois os pulsos elétricos promovem contração das paredes dos vasos sanguíneos, deixando o tumor, inclusive, com coloração arroxeada que desaparece em poucos minutos.
O número de sessões e o intervalo entre elas variam com o tipo tumoral e seu estadiamento."

Limitações da técnica:
 - Baixo sucesso em neoplasias com envolvimento ósseo;
 - Falta acessibilidade a neoplasia intracavitárias (em cavidade torácica ou abdominal)
- Neoplasias linfo-hematopoiéticas
- Tumores muito grandes que impossibilitem a eletroporação em todo seu volume
- Falta de ação sobre focos metastáticos.

Alguns dos nossos pacientes do CAVET, já se beneficiaram com uso desta técnica!!!

Interessou?

Envie suas dúvidas para : cavetrp@gmail.com




Mastocitoma http://www.eletroquimioterapia.com.br

Carcinoma Células Escamosas ANTES da Eletroquimioterapia
 http://www.eletroquimioterapia.com.br
Carcinoma de Células Escamosas DEPOIS da Eletroquimioterapia
http://www.eletroquimioterapia.com.br



Referências: Prof. Carlos Brunner http://www.eletroquimioterapia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário