segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Catarata em cães e gatos!


A catarata é uma das principais causas de cegueira nos animais. Ela é caracterizada pela opacificação do olho (cristalino) e, nos estágios mais avançados, deixa o olho “totalmente” branco.


Felizmente a catarata tem cura, inclusive com a recuperação da visão. No entanto, todos animais devem passar por vários exames para poder ter certeza de que eles voltaram a enxergar após o tratamento. A terapia é exclusivamente cirúrgica, pois, até os dias atuais não há medicação que previna ou regrida a catarata.


A cirurgia mais moderna para remoção da catarata é a Facoemulsificação. Ela consiste em uma pequena incisão (2,75mm), na qual será introduzida uma ponteira capaz de quebrar e aspirar toda a catarata. Em face desta micro-incisão, do pequeno tempo cirúrgico e dos cuidados pós-operatórios serem simples, o sucesso da cirurgia de catarata é muito alto e a melhora da visão ocorre no dia seguinte da cirurgia.


O setor de Oftalmologia Veterinária do CAVET dirigido pelo Dr. Fabrício Villela Mamede, oferece um serviço completo e altamente especializado no diagnóstico e tratamento da catarata, bem como de outros distúrbios que afetem os olhos.

Fonte da imagem AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário