terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sobre gatos, cores, sexo e alergia


















Os gatos domésticos já são conhecidos por ser a causa de alergia em um número significativo de pessoas. A causa desta alergia em humanos está relacionada ao contato com a proteína de baixo peso molecular, a "Fel D1" presente na saliva dos gatos.

Diversos estudos comprovam que o sexo do animal e o tipo de pelagem (curta ou longa) influenciam na intensidade dos sintomas alérgicos. No entanto um novo tópico deve ser adicionado as causas de alergia em humanos quando o assunto for gatos: a COLORAÇÃO da pelagem.

Um estudo apresentado na Conferência Anual da American Academy of Allergy, Asthma and Immunology avaliou os sinais clínicos de mais de 300 pacientes com rinite alérgica. Dentre entes pacientes observou-se que, 145 eram proprietários de gatos de pelos escuros, 96 de gatos de pelos claros e 80 não possuiam gatos. Além de ser um dado significativo, estes 145 pacientes apresentavam sintomas mais intensos de alergia. Considerando-se os pacientes proprietários de gatos de pelagem clara e pacientes sem gatos, os sintomas não apresentaram diferença significativa. Ainda é desconhecida a razão pela qual gatos de pelagem escura são mais "alergênicos" do que os de pelagem clara, no entanto acredita-se que a concentração da proteína Fel d1 nestes animais é maior.

Para as pessoas alérgicas que não podem/querem se afastar dos bichanos, conhecer alguns fatos e hábitos podem reduzir a intensidade da sintomatologia:

#1 gatas são menos alergênicas do que gatos

#2 a orquiectomia de gatos parece reduzir a concentração da proteína na saliva.

#3 dar banho no gato/a pelo menos uma vez ao mês

#4 evitar contato direto com o animal, principalmente com a região oro-facial

#5 gatos e gatas de pelagem clara causam reações alérgicas menos intensas do que gatos/as de pelagem escura.

*fontes:
http://www.phadia.com.br/dia_templates/Page____9304.aspx
http://www.nytimes.com/2010/08/24/health/24real.html
http://jama.ama-assn.org/cgi/reprint/284/24/3115-a
*imagem:
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Black_white_cats.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário