quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O problema do testículo ectópico.

Quando existe um defeito congênito (de nascença) de um ou ambos testículos descer para o escroto (saquinho), o paciente é  criptorquida.
O testículo "tópico" é aquele que se encontra dentro do escroto, ou seja tem localização normal. O testículo que se encontra fora da bolsa, é denominado como ectópico, ou seja ele tem uma localização anormal.

Em geral a descida do testículo para o escroto acontece  logo após o nascimento por meio de uma fibrose e contração de estruturas. Existe chance de descida até dois meses de idade, posteriormente as chances são praticamente nulas.

Um ou ambos testículos podem ter localização anormal sendo este fato de ocorrência bastante comum na medicina veterinária de pequenos animais. A ausência de um testículo (monorquidismo) ou de ambos (anorquidismo) é de ocorrência rara. Por isso notando-se ausência de um ou ambos testículo/s em bolsa,  deve-se suspeitar inicialmente de criptorquidismo.

O ultrassom é o método diagnóstico mais confiável, mas como para todo e qualquer distúrbio deve estar associado a um histórico, exame cleinico e físico completos.

Em geral a localização dos testículos ectópicos é intra-abdominal (não palpável)  ou inguinal (palpável).

Os testículos retidos são predispostos ao desenvolvimento de neoplasias (seminomas e serolinomas). Tais alterações não acontecem imediatamente, mas com o tempo, e por isso recomenda-se a castração precoce destes pacientes.

Existem diversos estudos que apontam  a causa do distúrbio do criptorquidismo como hereditário, autonômico recessivo. Portanto recomenda-se a remoção cirúrgica de ambos os testículos de cães criptorquidas com a finalidade de evitar sua reprodução e transmissão desse distúrbio genético para suas crias.

Os testículos devem ser enviados preferencialmente para estudo histopatológico, a fim de determinar se já existe ou não, alterações compatíveis com neoplasia e se o tecido glandular encontra-se íntegro.
Fig 1: testículo ectópico inguinal. Note o grande aumento de volume da região inguinal esquerda deste paciente. FONTE: http://veterinariatao.wordpress.com/oncologicos/tumor-de-testiculo/
Alguns tipos de tumores testiculares requerem tratamento quimioterápico, outros não. Para definir, é imprescindível avaliação histopatológica após remoção cirúrgica. Só depois é possível afirmar se é um tumor benigno ou maligno.

Fig 2: Testículos ectópicos intra-abdominais removidos via laparotomia. Note o tamanho aumentado da peça a esquerda (neoplásico) e o tamanho reduzido da peça da direita (testículo hipoplásico, pequeno). ARQUIVO PESSOAL CAVET RIBEIRAO PRETO SP



Dúvidas? cavetrp@gmail.com

Serviço de Oncologia do CAVET 16 3237.2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário