domingo, 4 de maio de 2014

Biopsia? O que é isso?

Toda vez que um tecido é retirado do paciente, é indicado que este seja analisado por profissional competente a fim de determinar se há ou não alterações.

Fragmentos de órgãos ou tecidos são enviados para o patologista veterinário, que então procede a processamento da peça. Existem várias técnicas, mas o intuito de todas elas é disponibilizar fatias bastante finas, possibilitando o estudo microscópicos das células presentes.
O patologista também avalia as características macroscópicas da peça, ou seja, faz uma avaliação das características visuais da amostra em estudo, associada a descrição realizada pelo médico veterinário que fez a remoção cirúrgica.

1. Avaliação histopatológica de tecido mamário. Todas as lâminas apresentam alterações celulares e morfológicas de tumores de mama em cadela.  Nesta prancha, cada número representa um tipo de neoplasia.


Outra categoria é a citologia. Neste caso se faz a aspiração de uma pequena amostra de células do local suspeito por meio do uso de agulha fina. É um exame preliminar, que dirige a suspeita diagnóstica pois como a amostra é bastante limitada, deve-se considerar a possibilidade da não colheita de tecido suficiente ou do exato local, principalmente quando a área acometida é muito pequena. Quando bem indicado pode garantir o perfeito andamento do caso clínico.

Bastante comum na clínica veterinária, os tumores de mamas em cadelas e gatas,  tem como indicação de tratamento a remoção cirúrgica da cadeia de mamas. Independentemente do tamanho do nódulo, a amostra deve ser enviada para o exame histopatológico. Somente este exame microscópico é capaz de dizer se o nódulo tem característica de benigno ou malignidade, bem como comprometimento linfático ou das margens cirúrgicas. Por meio da análise histopatológica, é possível também afirmar se um tumor é primário ou secundário (metástase).
A avaliação macroscópica NÃO é capaz de fechar qualquer diagnóstico!

A amostra para histopatológico deve ser fixada tão logo em solução de formol a 10% (1 parte de formol para 9 partes de água). As lâminas de citologia, devem ser fixadas em metanol ou álcool etílico.
Excepcionalmente  para o tecido nervoso (medula nervosa, cérebro, nervos, cerebelo) deve ser fixado em uma solução mais concentrada de formol, 20% (2 partes de formol para 8 partes de água).

 É importante informá-los que o médico veterinário montará o plano de tratamento, conversará sobre o prognóstico do paciente após o conhecimento do resultado deste importante exame, o histopatológico.


O CAVET II oferece estes serviços (análise citológica, histológica/histopatológica) e necropsia.
 Tel (16) 3237.2024      cavetrp@gmail.com

Imagens:
Figura 1: http://vet.sagepub.com/content/48/1/117/F1.expansion.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário