sexta-feira, 22 de julho de 2011

MAIS UMA NOVIDADE: ULTRASSOM NO CAVET

ArtAtHeart.com

Amigos,

O Centro Avançado de Veterinária (CAVET) conta com mais um serviço especializado: ultrassonografia de cães e gatos. Os exames ultrassonográficos são realizados com horário marcado, aparelho de última geração com a tecnologia Doppler por profissional qualificado na área. O laudo é entregue em meio digital logo após a realização do exame, para que tanto o proprietário quanto o veterinário requisitante tenham acesso às imagens.

Para que serve a ultrassonografia abdominal?

O exame ultrassonográfico abdominal é um exame não invasivo que permite a avaliação anatômica e morfológica dos órgãos, vasos e linfonodos situados no abdômen. Com este exame é possível detectar alterações que podem auxiliar o médico veterinário na escolha do tratamento adequado. Nem sempre a ultrassonografia será 100% eficaz para indicar o diagnóstico, porém ela ajuda a descartar algumas suspeitas. Este exame pode também ser utilizado para monitorar o tratamento, controlar alterações visibilizadas em exames anteriores e também para avaliar gestação.

Como é realizado o exame?

Será necessário retirar os pêlos do abdômen do animal (tricotomia) para permitir a passagem das ondas sonoras sem formação de artefatos de imagem. O animal ficará deitado e o transdutor é então deslizado pelo abdômen com auxílio de um gel condutor e a imagem dos órgãos é avaliada em tempo real no monitor do aparelho. Seu animal precisará fazer um preparo antes do exame com jejum alimentar sólido de 8 a 12 horas e não deve urinar 1 hora antes do exame. Não é necessário anestesiar o animal.

Imagem ultrassonográfica de um cálculo em bexiga urinária. O paciente apresentava hematúria (sangue na urina).
Foto: Arquivo pessoal



Imagem ultrassonográfica de uma glândula adrenal com aumento das dimensões. O paciente apresentava abdômen penduloso, queda de pêlos, aumento na ingestão de alimentos e água e urinava maior volume que o normal. Sinais clínicos e imagens compatíveis com hiperadrenocorticismo. Foto: Arquivo pessoal.

 Para agendamento ou maiores informações, contate-nos pelo telefone (16) 3623-0050.

Saudações da Equipe CAVET.

2 comentários:

  1. Olá boa tarde, gostaria de saber se posso colocar essas imagens de ultrassonografia de cães com.calculos no meu TCC??? Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  2. Pode usar a imagem desde que cite a fonte!
    CAVET, Centro Avançado de Veterinária - Ribeirão Preto, SP. Http://cavetrp.blogspot.com

    ResponderExcluir