segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ortopedia Veterinária


Assim como os seres humanos, cães e gatos podem apresentar inúmeros problemas de saúde, incluindo os distúrbios ortopédicos. Estes podem ter origem traumática, outros degenerativa podendo até mesmo ser congênitos e hereditários.

É importante que os proprietários de cães e gatos saibam que não são apenas nos casos de fraturas e luxações traumáticas (ocorridas após acidentes automobilísticos, chutes, brigas, etc.) que devem procurar um médico veterinário, mas sim toda vez que houver alterações durante as atividades de caminhar, correr, sentar e levantar que podem ou não, estar associadas a uma manifestação de dor.

É recomendado que o animal que apresentar qualquer tipo de desordem locomotora, seja submetido a uma avaliação clínica, mais especificamente por um ortopedista veterinário. Somente após uma avaliação clínica e ortopédica, associada à interpretação dos exames auxiliares (exames laboratoriais, radiográficos, ultrassonográficos, dentre outros) é possível chegar a um diagnóstico e instituir o tratamento mais adequado ao paciente.



Figura 1: Avaliação radiográfica de paciente canino. Projeções radiográficas específicas solicitadas pelo ortopedista veterinário.

Figura 2: Exame radiográfico de paciente canino. A correta seleção do local a ser estudado, associado a uma projeção e técnica radiográficas adequadas auxiliam no diagnóstico.


A responsável pelo setor de ortopedia veterinária do CAVET é MSc Nicole Maria Zanetti
CRMV-SP 17753 - Curriculum Lattes

Imagens: Labrador-Handicapped, Figura 1 e 2 - Arquivo pessoal

2 comentários:

  1. Boa tarde, sou de Uberlândia e tenho uma bulldog inglês de 4 anos com displasia coxofemoral bilateral e gostaria de saber se vcs fazem cirurgia para colocação de prótese de fêmur. Atenciosamente, Lívia

    ResponderExcluir
  2. Olá Lívia!

    Agradecemos seu contato.
    No momento ainda não realizamos este tipo de cirurgia.
    Para este tipo de cirurgia, indicamos o Dr. Wanderley.
    http://ortopedia-veterinaria.com/protese-de-quadril

    Gratos, estamos à disposição.
    Equipe CAVET

    ResponderExcluir