quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Fisioterapia para Cães e Gatos


Quando um cão era submetido a uma cirurgia ortopédica até há poucos anos o conselho do veterinário após este ir para casa era de efetuar pouco exercício e mantê-lo calmo. Hoje em dia é comum os donos levarem indicações de certos exercícios que devem efetuar para mais rapidamente o cão regressar à sua forma física.
A fisioterapia começou a ser aplicada na clínica de grandes animais, mais concretamente em cavalos no início do anos 70, e era uma mera adaptação de técnicas e conhecimentos adquiridos em Medicina Humana.
Porém, nos últimos anos sofreu um desenvolvimento rápido permitindo aparecimento de técnicas específicas para pequenos animais, com resultados, em alguns casos, superiores aos obtidos em seres humanos.
A grande aceitação por parte de Veterinários e Proprietários de Animais é potenciada pelo fato de usar técnicas não invasivas no combate a dor, na recuperação funcional da região comprometida, na profilaxia de futuras lesões articulares, e na melhoria da qualidade de vida do animal. Tornou-se assim uma técnica auxiliar da Ortopedia. O tipo, o número, as e a duração de cada sessão sempre irão depender da patologia do animal e da resposta do animal à terapia.
Um exemplo: A Hidroterapia
A hidroterapia como o seu nome indica é um tipo de fisioterapia, que utiliza exercícios na água para recuperar ou melhorar a performance de grupos musculares. É uma terapia bastante antiga, que nas últimas décadas sofreu um impulso maior devido a sua utilização sistemática, basicamente na recuperação de deficientes físicos. É crescente, também , o número de profissionais que indicam este tipo de terapia, embora ainda esteja a dar os seus primeiros passos devido aos elevados investimentos em formação de pessoal e instalações específicas que requer.
É preconizada em quase todos os problemas em que se procura um condicionamento ou recuperação da musculatura sem o trauma resultante do impacto causado pela corrida na estrutura esquelética. Incluem-se as artroses, patologias da coluna, tratamentos pós-cirúrgicos em ortopedia, e, principalmente, displasia coxo-femural. Na maior parte desses problemas, a hidroterapia é utilizada conjuntamente com outras terapias, inclusive a medicamentosa, mas como fisioterapia é considerada a melhor opção.
Em número de casos, a displasia coxo-femural é a patologia mais beneficiada pela hidroterapia. O aumento da musculatura da coxa, associado ao efeito anti-inflamatório causado pela vaso-dilatação devido à temperatura quente da água, melhoram a sintomatologia através do fortalecimento da articulação com diminuição sensível da dor. O resultado do tratamento depende da idade e do grau de displasia. Animais jovens, com poucas lesões articulares e não obesos, obterão resultados mais rápidos e evidentes.
A agua é aquecida para permitir o uso nos períodos frios e não comprometer o exercício muscular: Pode ser utilizada desde uma piscina normal até os chamados moinhos de água e esteiras adequadas para cães. Alguns cães com receio da água terão que passar por uma adaptação à mesma de forma a efetuarem os exercícios satisfatoriamente e sem stress.



Cones com cavalete, exercício de Cinesioterapia


Disco de Propriocepção



Laser Terapêutico
FONTE TEXTO: Petsbr
IMAGENS: Arquivo pessoal Dra. Bruna Franco, responsável pelo setor de Fisioterapia Veterinária, CAVET

5 comentários:

  1. Olá, gostaria de comprar um cão da raça da cadela das fotos. Onde posso encontrar? Obrigada

    ResponderExcluir
  2. infelizmente estamos esperando a proxima ninhada,,,,desculpe,,,a procura está muito grande,,,,obrigado...

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, gostaria de saber onde encontrar esses cones, para Cinesioterapia
    Obrigada

    ResponderExcluir