quarta-feira, 19 de maio de 2010

FISIOTERAPIA VETERINÁRIA

A fisioterapia veterinária deixou de ser uma terapia alternativa, se tornando necessária para prevenção, tratamento e cura de enfermidades do aparelho locomotor.
É importante o animal ser avaliado por um profissional habilitado, pois mesmo parecendo inofensivas, algumas técnicas ou exercícios, quando mal aplicados ou até mesmo quando empregadas no momento inadequado da recuperação, podem causar lesões ainda graves, retardando a recuperação ou causando deformidades muitas vezes irreversíveis.

Dentre as indicações da fisioterapia destacam-se:
- Doenças neurológicas como paresias e paralisias de diversas origens.
- Processo agudos ou crônicos que cursem com dor, como por exemplo, em um cão com displasia coxo-femoral ou um cavalo atleta com lombalgia.

- A fisioterapia pós-cirúrgica também acelera a recuperação dos animais.

- Animais geriátricos também podem beneficiar-se com a fisioterapia. Ela propicia nestes animais o aumento da força e resistência muscular, decréscimo da dor e desconforto, aumento da mobilidade articular, aumento da velocidade e qualidade de movimento.

Por fim, é interessante ressaltar que a prevenção de novas lesões é tão ou mais importante que o tratamento destas. Sendo assim, mudanças na vida deste animal como perda de peso, modificação do piso, restrição de movimento em alguns casos, podem ser decisivas para a continuidade da saúde deste animal.


No CAVET, a médica veterinária responsável pelo serviço de Fisioterapia e Reabilitação é a Dra. Bruna V. Junqueira Franco





Ontario SPCA Remarkable Rehabilitation Program: Lucky dog





Créditos do texto: MV Bruna V. J. Franco CRMV 20.716
Créditos de Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário